Dicionário de sinónimos

O dicionário de sinónimos é uma ferramenta útil, tanto para os utilizadores, como para outros programas, por exemplo, pesquisadores. O utilizador pode utilizar o dicionário de sinónimos no momento de arranjar os textos para não repetir sempre as mesmas palavras ou para substituir os estrangeirismos pelas palavras mais convenientes da sua própria língua. Os programas utilizam este recurso para pesquisar as palavras semanticamente parecidas.

Parte linguística

Cada entrada do dicionário contém uma ou mais expressões sinonímicas, ou seja, palavras ou locuções com o mesmo significado. 

A maioria das entradas está constituída pelas palavras polivalentes e por isso os sinónimos organizam-se nas séries sinonímicas segundo diferentes significados. As séries sinonímicas e as expressões estão divididas segundo a semelhança do significado ao significado da entrada. O primeiro significado costuma ser a palavra mais frequente ou habitual, a qual ao mesmo tempo carateriza o significado de toda a série sinonímica.

O dicionário de sinónimos contém palavras estilisticamente neutrais. Se aparecem palavras coloquiais, expressivas ou antigas sempre levam uma informação sobre o seu caráter estilístico. Os dicionários trazem também informações sobre os antónimos. As palavras de significado oposto aparecem sempre, segundo o seu significado, junto com a série sinonímica.

Funções acessíveis

Uma vez usada a pesquisa full-text, pesquisam-se os sinónimos sem ter em conta a forma na qual foi introduzida a palavra.

Dispomos do dicionário de sinónimos para as línguas da tabela dos recursos linguísticos (veja a tabela).

Experimente-o

Os nossos dicionários de sinónimos estão incorporados nos programas de Microsoft Office desde a versão Office 95 e as mais modernas. O mesmo utilizam outros editores de textos e programas de Lexicon5.